Manter a documentação da sua empresa em dia é essencial por diversos motivos, um deles é para se preparar para possíveis fiscalizações tributárias. Sua empresa está com toda a documentação em dia?
Nesta postagem, vamos falar sobre alguns dos fiscos que são responsáveis pelas fiscalizações e, também, algumas dicas de como manter sua empresa organizada. Continue lendo.
O que é uma fiscalização tributária e quem faz?
A fiscalização tributária é o processo que averigua as irregularidades das obrigações tributárias, no qual, órgãos das esferas municipal, estadual e federal, são responsáveis pelo procedimento de fiscalização.
Cada um desses, possui acesso a diferentes tipos de informação e impostos de acordo com seus interesses.
São eles:
- Fisco municipal: responsável por fiscalizar e cobrar tributos dos municípios, tais como o ISS (Imposto Sobre Serviços);
- Fisco estadual: responsável por fiscalizar e cobrar tributos do estado, tais como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
- Fisco federal: responsável por fiscalizar e cobrar tributos do país, como o IR (Imposto de Renda), PIS/Pasep e Cofins.
Quando ocorre uma fiscalização por parte desses órgãos, é preciso que todos os documentos relacionados a essas áreas estejam organizados e atualizados.
Porque é feita a fiscalização tributária e os principais motivos de autuações fiscais
Uma das maiores razões para a realização da fiscalização é combater a sonegação de impostos, evitando que o contribuinte omita informações totais ou parciais sobre as operações.
As autuações que as empresas podem receber, na maioria dos casos são decorrentes de inconsistências das informações contábeis e fiscais, dentre elas:
- Não apresentação das declarações fiscais necessárias, apresentação com erros, omissões ou informações falsas;
- Descumprimento das obrigações acessórias;
- Transporte de mercadorias sem nota fiscal;
- Imputação das responsabilidades tributárias a outras pessoas.
Quais são os maiores problemas encontrados pelos fiscos?
- Não pagamento de impostos: manter os tributos em dia é obrigatório para evitar pagamentos com juros e recebimento de multas;
- Notas Fiscais com dados incorretos: cuidado e atenção são muito importantes na hora do preenchimento das informações da NF para evitar problemas com os fiscos;
- Situação cadastral irregular: quando existe algum dado incorreto com relação ao funcionamento da empresa;
- Falta de documentação: sérios problemas podem ocorrer caso documentos estejam faltantes na hora da fiscalização, por isso, é ideal mantê-los organizados.
Como evitar problemas com a fiscalização tributária?
É quase impossível falar sobre isso sem dizer o básico: “mantenha sua documentação em dia”. Porém, apesar de ser bastante simples, nem sempre é um processo que qualquer pessoa esteja apta ou organizada o suficiente para fazer esse trabalho.
Aqui, algumas dicas de como manter a organização:
- Faça uma auditoria: ter um levantamento de todos os documentos e identificar quaisquer problemas que possam surgir a partir disso;
- Mantenha a organização: pode soar repetitivo, mas depois de feita a auditoria, é imprescindível que os documentos estejam em ordem, assim, evitando possíveis problemas com o fisco;
- Não omita notas fiscais: sonegação fiscal é crime, não podemos esquecer disso, por isso, é tão importante que as notas fiscais da sua empresa estejam todas organizadas e completas (e sem erros) para que não haja ausência de nada que possa acarretar em problemas maiores;
- Cumpra com as obrigações acessórias: instrumentos auxiliares, exigidos pelas autoridades para coletar dados referentes a suas operações para apurar: impostos, tributos, encargos e contribuições.
Como a Dome vai ajudar a sua empresa?
Antes de ter qualquer tipo de problema com a fiscalização tributária na sua empresa, conheça os serviços de consultoria da Dome. Conte com um time especializado nas áreas tributária, contábil, de custos e societária para cuidar de todos os processos.
Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa? Fale com um de nossos especialistas.