3 minutos de leitura

Quais são os tipos de cooperativas atuantes no Brasil?

Que o cooperativismo é fundamental para o desenvolvimento do país, já temos evidencias claras. Agora, você sabe quais são os tipos de cooperativas que atuam no Brasil? O cooperativismo é baseado em um sistema de organização desenvolvido por pessoas em busca de atender necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, com uma única finalidade: cooperar.

As cooperativas têm papel relevante na economia brasileira e, em 2023, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras, geraram mais de 550 mil empregos. Nem toda sociedade é uma cooperativa; para ser, deve atender aos requisitos legais da Lei Geral das Cooperativas nº 5.764/1971.

Tipos de cooperativas no Brasil

Hoje o Brasil tem mais de 4.500 cooperativas espalhadas pelo país agrupadas em 7 tipos. Por exemplo: Agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho produção de bens e serviços e as de transporte, que totalizam mais de 23 milhões de cooperados no ano de 2023.

Na sequência, explicaremos o que caracteriza cada tipo de cooperativa e qual sua principal função:

Cooperativas de Consumo

Caracteriza-se em um tipo de cooperativa que reúne pessoas com o objetivo de comprar produtos e/ou serviços iguais em conjunto visando preços acessíveis. Principalmente, estas cooperativas comercializam alimentos, combustível ou qualquer outro bem disponível, sem qualquer limitação legislativa sobre o que podem vender.

Conforme os dados da OCB no ano de 2023 totalizou 221 cooperativas nesse ramo com 2,3 milhões de cooperados envolvidos, todos com a mesma finalidade, adquirir produtos/serviços de qualidade e com preços mais baixos.

Cooperativas de Crédito

Pessoas se unem em uma cooperativa de crédito para oferecer serviços financeiros aos cooperados, como conta corrente, aplicações, empréstimos e financiamentos. O Banco Central e o Sistema Financeiro Nacional (SFN) regulamentam suas atividades, mas ela não é um banco nem pode ser tratada como tal. Conforme OCB para o ano de 2023 totalizaram 700 unidades no país com mais de 17 Milhões de cooperados.

Cooperativa de Infraestrutura

Tem como objetivo, oferecer diversos serviços para a melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento da capacidade produtiva da região que atua. Isto é, o setor abrange a geração e distribuição de energia elétrica, saneamento básico, telecomunicações, construção civil, irrigação e habitação. Em 2023, segundo a OCB, esse ramo reuniu 276 cooperativas e 1,5 milhão de associados.

Cooperativa de Saúde

Se trata de uma associação de profissionais da saúde, entre eles, médicos, fisioterapeutas, psicólogos entre outros, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade ou atividades eliminando intermediários, e assim, possibilitando um custo mais baixo e acessível a todos os associados. Conforme a OCB, em 2023, totalizou 702 cooperativas e 254 mil cooperados.

Cooperativas de Trabalho, produção de bens e serviços

Essa cooperativa é formada por prestadores de serviços de diversos ramos de trabalhos envolvendo educação, assistência técnica, tecnologia e inovação, gestão de resíduos entre outros, são cooperativas compostas por profissionais que irão produzir e prestar os serviços, esse ramo conforme OCB no ano de 2023 atuou com 641 cooperativas totalizando 194 mil cooperados.

Cooperativas de Transporte

Seu objetivo é organizar a prestação de serviço de transporte, tanto de pessoas quanto de carga. Esse é um serviço de grande importância para a economia do país, isso se deve ao fato de o transporte ser o principal responsável pelo escoamento da maior parte da nossa produção agrícola e industrial. Os próprios cooperados são proprietários dos veículos. Conforme OCB em 2023 totalizou 790 cooperativas nesse ramo.

Cooperativas Agropecuária

Agricultores e pecuaristas formam esse tipo de cooperativa para comercializar seus produtos e negociar a compra de insumos agrícolas. Ou seja, as cooperativas agropecuárias conseguem oferecer insumos agrícolas de maneira mais acessível, com preço menor no momento da aquisição dos insumos para produção como por exemplo aquisição de sementes, fertilizantes e defensivos agropecuários. Além disso, realizam o fornecimento de assistência técnica para os associados visando o aumento de produtividade.

Depois de conhecermos os 7 tipos de cooperativas é importante deixar claro alguns pontos em comum entre elas:

  • Seu objetivo é que as vendas ocorram entre Cooperativa e associados, constituindo assim o ato cooperativo, mas nada há que impeça que a venda ocorra para não associados;
  • Ao final de cada exercício, a cooperativa divide entre todos os sócios as “sobras”, que podem representar lucro ou prejuízo.
  • Todos os associados possuem o direito a voto nas decisões de assembleias da Cooperativa.

Inscreva-se em nossa newsletter para acompanhar conteúdos relevantes, noticias e novidades do mundo empresarial.

Compartilhe:

Também recomendamos essas leituras para você:

Reforma Tributária e revisão de contratos: por que é importante?

Benefícios do Programa Mais Leite Saudável

Impulsionamento de processos administrativos

Conteúdo relevante, confiável e estratégico em primeira mão no seu e-mail!

Suas informações foram enviadas com sucesso.