2 minutos de leitura

A complexidade da legislação brasileira pode custar a sua tranquilidade e a sustentabilidade do seu negócio

Já parou para pensar em como a complexidade da legislação brasileira está afetando seu negócio?

Só quem precisa lidar diariamente com atividades burocráticas ligadas à legislação tributária no Brasil, sabe que até o menor dos “deslizes” pode acabar custando caro, em decorrência dos altos valores cobrados através de multas direcionadas à empresas que não sigam corretamente todos os trâmites tributários. 

De acordo com a advogada tributarista Letícia M. F. Amaral, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, seguir à risca essa legislação, se torna um desafio. Isso porque, o número de normas tributárias intimida, já que a complexidade da legislação brasileira faz com que ultrapasse 3 mil regulamentos. 

O vasto número de normas se torna uma questão preocupante aos donos e gestores de empresas. Até porque, a necessidade de lidar com tantas burocracias pode acabar gerando erros no cumprimento ou interpretação das normas.

Mas, afinal: Qual o motivo para a complexidade da legislação brasileira? 

Não tem como negar que a dificuldade no cumprimento de tantas normas é notável em inúmeras organizações. Mas, se esse é um problema real, por que o número de demandas legislativas ligadas à tributação não é “reorganizado”? Em um primeiro momento, pode até parecer simples, mas a questão é bem mais profunda.

Isso porque, para desenvolver um novo sistema e que contemplasse melhor as empresas, seria necessária uma reforma constitucional. O que, como sabemos, só torna todo o problema ainda maior e, como podemos dizer, com potencial de se tornar uma bola de neve. Deu para notar a complexidade da legislação brasileira?

Apenas para contextualizar, o sistema tributário brasileiro é marcado pelas diversas espécies de tributos e consequentemente diversas obrigações acessórias que devem ser observadas pelos contribuintes.

E não é só, a complexidade decorre de outros fatores como a deficiência na redação das normas e sua contínua alteração, que traz divergências interpretativas consideráveis para o planejamento tributário.

Mas, como tornar o cumprimento das normas tributárias mais descomplicado? Bom… Uma coisa é certa, enquanto a situação não muda, é preciso buscar soluções que auxiliem as empresas a não se afundarem em multas. Para isso, contar com o suporte de especialistas em contabilidade inteligente é uma ótima estratégia.

Problemas com a complexidade da legislação brasileira? Conte com a Dome!

Situações complexas exigem uma visão de expertise e excelência em resolução inteligente de problemas tributários. Com o intuito de oferecer soluções eficazes e que auxiliem sua empresa a sair do sufoco tributário, a Dome foi criada. 

Além de contar com especialistas na complexidade da legislação brasileira, a empresa ainda te ajuda a recuperar seus créditos tributários. Em outras palavras, sua empresa passa a pagar somente o necessário, aproveitando benefícios fiscais e gerando novas oportunidades de negócio. 

Com as soluções Dome, o complexo se torna simples e você passa a ter mais tranquilidade e sustentabilidade em sua empresa. Quer saber mais sobre como isso é feito? É simples! Basta acessar o link que será deixado abaixo e conferir! 

Caso queira solicitar um diagnóstico, isso pode ser feito de forma rápida, prática e, acima de tudo, simples. Até porque, de complexo, já basta a legislação brasileira.

Acesse o site oficial da Dome e converse com um especialista: Clique aqui!

Compartilhe:

Também recomendamos essas leituras para você:

DIRBI: o que é a nova obrigação acessória e quem deve entregar?

IVA: Como será o imposto dual brasileiro?

Imposto Territorial Rural – ITR: o que é e como funciona

Conteúdo relevante, confiável e estratégico em primeira mão no seu e-mail!

Suas informações foram enviadas com sucesso.