3 minutos de leitura

Como as auditorias contábeis podem agir na mitigação de riscos?

Muitas empresas não sabem exatamente qual a importância de uma auditoria. Talvez o motivo tenha relação com uma ideia negativa que muitas pessoas têm com esse termo.

Sejam elas realizadas de maneira interna ou externa, auditorias das mais diversas áreas devem acontecer periodicamente nas empresas de todos os portes e segmentos.

No que diz respeito à contabilidade, as auditorias podem trazer luz a problemas regulamentares das empresas e ajudam a identificar a situação financeira em que elas se encontram realmente.  

Pensando nisso, reunimos alguns insights neste artigo para falarmos um pouco sobre como as auditorias contábeis podem agir na mitigação de riscos financeiros para as empresas.

Quer saber sobre tudo isso? Continue lendo que a Dome te explica!

O papel das auditorias

A auditoria é um processo minucioso e objetivo que analisa uma empresa a fim de verificar se suas atividades estão sendo tratadas como planejadas. Isto implica avaliar se elas estão sendo implementadas de forma eficaz. Além disso, também é necessário verificar se os métodos utilizados pela organização estão de acordo com a legislação. Todas as não conformidades identificadas durante as auditorias devem ser relatadas aos gerentes a fim de desenvolver planos de ação para minimizar as falhas.

As auditorias podem acontecer de maneira interna ou externa, além disso, elas podem ser classificadas entre preventivas e corretivas. De qualquer forma, elas são fundamentais, não uma ameaça – como muitos podem pensar. 

Auditorias preventivas são a melhor maneira de garantir que a organização esteja seguindo todos os protocolos e regulamentos. Elas são necessárias para se proteger contra atividades fraudulentas, erros e falhas. 

As auditorias corretivas destinam-se a identificar problemas e corrigi-los. Elas são conduzidas para garantir que os produtos, processos e serviços atendam aos padrões de qualidade exigidos.

As auditorias contábeis

Especificamente, as auditorias contábeis têm como objetivo a examinação de registros e documentos de uma empresa para verificar se as informações estão corretas e se há a necessidade de algum tipo de correção ou alteração.

Dentre os procedimentos dessa auditoria, diversas partes da empresa também são investigadas, para que haja total conhecimento e controle de práticas internas da empresa.

Essa é uma maneira muito eficiente de se conhecer de maneira mais profunda o negócio e, dessa forma, promover uma gestão financeira mais inteligente para fazer mais negócios com mais segurança.

As auditorias podem estar dentro de diversas áreas, sejam elas no administrativo, patrimonial, fiscal, técnico, financeiro, econômico, ético e social – e em cada uma dessas áreas, a auditoria contábil vai trazer benefícios diferentes que contribuirão para o funcionamento ideal da empresa.

Vantagens das auditorias contábeis e dicas

Existem diversas vantagens que vêm com as auditorias contábeis, sendo elas benéficas para a administração da empresa, para os sócios, o fisco e até mesmo para a sociedade.

Dentre as funções da auditoria que trazem benefícios para as empresas podemos destacar a fiscalização para a eficiência de controles internos, a segurança das correções dos registros contábeis.

Além disso, a auditoria dificulta que bens patrimoniais sejam desviados e que ocorram pagamentos indevidos de despesas, contribui para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da empresa auditada e aponta falhas na organização administrativa da empresa e nos controles internos.

Já no que tange às vantagens das auditorias contábeis para o fisco, podemos destacar que ela possibilita uma maior exatidão dos resultados a serem apurados e contribui para uma maior observância das leis fiscais.

Por fim, pode-se observar o quão importante e benéfica as auditorias contábeis podem ser para as empresas. E é por isso que nós, da Dome, temos tanto orgulho das nossas soluções.

Conosco, a sua empresa está em boas mãos – nossas auditorias são realizadas por profissionais experientes e especializados em contabilidade, o que garante muito mais segurança e tranquilidade para você! 

Compartilhe:

Também recomendamos essas leituras para você:

DIRBI: o que é a nova obrigação acessória e quem deve entregar?

IVA: Como será o imposto dual brasileiro?

Imposto Territorial Rural – ITR: o que é e como funciona

Conteúdo relevante, confiável e estratégico em primeira mão no seu e-mail!

Suas informações foram enviadas com sucesso.