A tecnologia e a competitividade no mercado estão transformando a maneira de administrar uma empresa. Diante disso, obter e acompanhar a análise de dados na gestão empresarial é de fundamental importância para que se tenha sucesso.
Com as informações em mãos, é possível avaliar os indicadores para tomar decisões acertadas, descobrir oportunidades para alavancar a empresa e evitar erros que atrasem a produtividade e a eficiência do negócio, além de permitir que se faça um planejamento direcionado ao mercado.
A partir dessas informações, agora, você vai poder entender a importância da análise de dados para o seu negócio. Acompanhe e confira.
Como definir o foco da análise de dados?
Antes de começar a trabalhar com a análise de dados, é preciso definir um foco e ter um planejamento para que as perguntas importantes para a empresa, sejam respondidas. Com direcionamento e conhecimento do que será medido, evita-se erros, sendo possível mensurar as informações de maneira clara e objetiva.
É necessário analisar os dados que serão coletados, de modo a fazer a interpretação deles. Por consequência, você encontrará a solução para problemas ou melhorias de pontos relevantes e novas oportunidades.
Quais dados devem ser analisados?
Para entender melhor como você deve agir, sua empresa deverá estar estruturada para lhe prestar as informações necessárias para a análise de dados. Para tanto, a área de tecnologia precisará disponibilizar dados, salvos por meio de uma solução de big data. A partir desses dados, formatados de acordo com as necessidades do seu negócio, você precisará analisar:
- os padrões de comportamento dos seus consumidores;
- a demanda dos seus produtos;
- as tendências para poder trazer novidades ao mercado;
- pesquisas de outras possibilidades nos setores de produção ou de compra de matéria-prima;
- estudo dos custos da operação pela contabilidade;
- avaliação do nível de desempenho da equipe dentro da empresa, entre outras informações.
Quais perguntas devem ser feitas na análise de dados da gestão empresarial?
A análise de dados não serve somente para saber se seu produto é bom ou não, ou qual é o nível de satisfação dos seus clientes, ela busca alcançar melhorias como um todo para o seu negócio. Assim, defina as perguntas para as quais precisa obter respostas.
As questões devem ser mensuráveis e claras, de maneira a qualificar a solução para o problema ou criar uma nova oportunidade possível. Por exemplo, pense que determinado produto, produzido por sua empresa, não está dando o retorno esperado, nesse caso, a pergunta é o que está acontecendo para esse item não ser rentável? qual o custo dele? qual insumo que mais custa para produzi-lo? o mercado está aderindo a esse produto?
Para encontrar as respostas, é necessário ter as informações a mão, para que possam ser transformadas em dados passíveis de análise e mensuração.
Quais são as melhores práticas de análise de dados?
Com a solução de big data, é possível uma análise de dados completa, visto o volume de informações, oriundas de diversas fontes, é gigantesco. Dessa forma, a gestão de bancos de dados poderá qualificar a entrega das informações para a empresa, mas a qualidade dos dados armazenados, dependerá de fatores, como:
- infraestrutura de TI;
- metodologia de organização;
- facilidade de acesso aos dados;
- automatização da gestão de banco de dados;
- monitoramento.
Quais os benefícios para o negócio?
A análise de dados traz vantagens expressivas para as empresas, pois ela fornece ferramentas de analytics para que decisões sejam tomadas a partir delas. Isso porque, com a coleta, o armazenamento e a interpretação de dados, é possível controlar departamentos, clientes e fornecedores, monitorando e recebendo feedbacks.
Essa questão também ajuda a entender os padrões de consumo, perspectivas de vendas, quais melhorias devem ser realizadas no atendimento e etc, isto é, a empresa tem como saber o tempo de vida dos clientes e os motivos que os fizeram parar de comprar.
Conseguiu entender a amplitude da análise de dados na gestão empresarial? Os benefícios vão desde vantagem competitiva até a obtenção de informações valiosas para o mercado. Assim, isso institui processos, aumenta a satisfação dos clientes, reduz problemas e acompanha o crescimento da empresa.
Acredita que mais empresários precisam saber dessa relevância? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais empresas se beneficiem destas informações e tenham bons negócios.