2 minutos de leitura

Como saber se a sua contabilidade está tendo um bom desempenho?

As finanças de sua empresa vão bem? E a contabilidade, está em dia? Sabia que a contabilidade é imprescindível para medir o desempenho financeiro de um negócio?

Uma contabilidade tempestiva e uniforme são requisitos mínimos para que se possa mensurar o desempenho financeiro de uma empresa. Isso significa ao menos um fechamento contábil mensal dentro de um padrão que possibilite comparabilidade para análise entre os períodos.

O resultado final da contabilidade são as demonstrações financeiras, essas por suas vezes são as fontes mais seguras para análise financeira e mensuração do desempenho de uma empresa.

São três os aspectos essenciais utilizados para medir o desempenho financeiro: a liquidez, o lucro e a rentabilidade.

Liquidez:

A liquidez e seus índices apontam para capacidade de pagamento da empresa, tem natureza exclusivamente financeira.

Lucro:

Já o lucro e seus índices apontam para a riqueza gerada pela empresa, e tem natureza exclusivamente econômica.

Rentabilidade:

Por sua vez, a rentabilidade e seus índices têm simultaneamente natureza financeira e econômica, pois apontam a proporção da riqueza gerada pela empresa em relação ao investimento efetuado pelos sócios ou capital próprio (Lucro/Investimento). A rentabilidade também deve ser analisada sob a perspectiva econômica do custo de oportunidade.

A mensuração do desempenho econômico, por assim dizer do lucro, pela contabilidade requer um rígido respeito ao regime de competência, para tanto é importante que se observe:

  • A correta apropriação de despesas antecipadas, como seguros, taxas de anuidades diversas, dentre outros gastos;
  • O momento de reconhecimento de encargos dos diversos tipos de instrumentos financeiros, são inúmeros os tipos disponíveis;
  • A avaliação ao valor justo e ao valor presente de ativos e de passivos; entre outros fatos e operações.

Contudo, infelizmente ainda são muitas as empresas com a contabilidade atrasada ou ainda que a faz anualmente, apenas para atendimento às exigências legais e tributárias. É recorrente observar os profissionais contábeis dedicados ao atendimento de obrigações tributárias e ao complexo cotidiano operacional das inúmeras obrigações legais, ficando a contabilidade em segundo plano.

Nesses casos, como as empresas mensuram seu desempenho financeiro? Com base em quais informações eles tomam suas decisões financeiras de aplicação e captação de recursos? A taxa de juros do financiamento é compatível com o retorno esperado pelo investimento? Como exemplo, podemos citar a troca de um equipamento industrial por meio de financiamento, uma ação que envolve aplicação e captação de recursos.

Mas afinal, por que o controle financeiro é importante para a continuidade da empresa?

Aquilo que não é medido, não é controlado! E a contabilidade é o método universalmente utilizado para medir e mensurar o desempenho financeiro das empresas. Então, sem a contabilidade é praticamente impossível mensurar e acompanhar o desempenho financeiro de uma empresa.

Como já foi dito, manter a contabilidade de forma tempestiva e uniforme é um desafio, e são poucas as empresas que conseguem atender a esse objetivo sem auxílio externo.

Assim, a manutenção de uma Consultoria Contábil é de grande contribuição tanto para estruturar e organizar os processos de controle interno, quanto para manter a contabilidade dentro de um padrão de uniformidade.

A contabilidade financeira é indispensável para a mensuração do desempenho financeiro de uma empresa!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail outros conteúdos valiosos como este.

Compartilhe:

Também recomendamos essas leituras para você:

O Que é Margem de Lucro?

Quais são as obrigações da contabilidade?

Simples Nacional: O que é, quando é vantajoso, e quais as alíquotas?

Conteúdo relevante, confiável e estratégico em primeira mão no seu e-mail!

Suas informações foram enviadas com sucesso.