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Custos fixos e variáveis: entenda o essencial

Saber identificar e entender os custos fixos e variáveis e despesas da sua empresa é essencial para um bom controle e planejamento dos gastos, o qual tem grande impacto nos lucros ou no prejuízo, ou seja, é um meio de monitorar o dinheiro gasto pela empresa a fim de identificar se estão sendo aplicados de maneira eficiente ou não.

Ter um controle eficaz dos gastos da empresa, contribui para um melhor encaixe no mercado, afinal através dele é possível identificar se os preços cobrados pela venda de suas mercadorias ou prestação de serviço estão alinhados ao mercado competitivo.

Como diferenciar custos e despesas?

Custos estão relacionados a atividade-fim da empresa, são gastos que impactam diretamente na produção de bens ou na prestação de serviços. Já as despesas, referem-se aos gastos com a manutenção e o funcionamento do negócio.

Estes custos e despesas são classificados como sendo fixos ou variáveis, assim temos:

Custos Fixos

Entende-se por custo fixo aqueles gastos que a empresa possui todo o mês, independente se obteve um aumento de venda ou prestação de serviço, ou seja, se a empresa tiver mais faturamento, em relação à venda de produto/mercadoria ou na prestação de serviço em um determinado período esse custo permanece o mesmo. Exemplos:

  • Aluguel do estabelecimento;
  • Condômino;
  • Material de limpeza;
  • Seguro do estabelecimento.

Esses custos estão relacionados aos gastos que a empresa tem todo o mês, independentemente de ter obtido faturamento no mês ou não.

Custos variáveis

São os gastos que variam conforme a atividade desenvolvida naquele período, ou seja, se a empresa adquirir mais produtos de outro estado, vai ter um gasto com fretes que no mês anterior por adquirir do mesmo estado não tinha. Exemplos:

  • Taxas de cartão de crédito e débito;
  • Fretes;
  • Fornecedores;
  • Custo da mercadoria vendida (CMV).

Despesas fixas

As despesas fixas são despesas recorrentes, ou seja, ocorrem mensalmente, mesmo que o valor da despesa mude. Exemplos:

  • Impostos;
  • Licença para uso de softwares e sistemas;
  • Internet.

Entende-se por despesas fixas, gastos recorrentes que a empresa tem, e que não estão ligados a atividade principal, mas são essenciais para manter a empresa em operação.

Despesas variáveis

As despesas variáveis são aquelas obtidas pela empresa, mensalmente com variação de valores ou de gastos inesperados, como exemplo reparos em eventuais estragos, como batida com o carro da empresa ou alguma peça de máquina da produção. Exemplos:

  • Comissões dos vendedores;
  • Manutenção ou reparos não programados.

Essa despesa varia conforme a movimentação de vendas e produção que ocorrem no mês, ou seja, podem aumentar ou diminuir de um mês para outro.

Para melhor diferenciar os custos e despesas, podemos citar como exemplo um escritório de contabilidade onde sua atividade é a prestação de serviço, ou seja, os custos serão os salários pagos aos colaboradores ligados a área contábil e fiscal, indispensáveis para poder prestar o serviço. Já as despesas, serão os gastos com marketing, publicidades dentre outros que não estão ligados a prestação de serviço, mas essenciais para obter receita financeira.

Afinal, qual a importância em classificar corretamente os custos e despesas?

Ter uma classificação correta dos custos e despesas, e saber identificá-las terá influência direta no financeiro, pois a classificação é de suma importância para uma melhor precificação dos bens, serviços e o aproveitamento de benefícios tributários vinculados aos custos de produção e prestação de serviço, que consequentemente irá reduzir gastos e aumentar o fluxo financeiro da sua empresa.

Portanto, vale destacar que possuir um controle assertivo sobre os gastos que a empresa obtém todo o mês para a produção de um bem ou para a prestação de serviço, pode auxiliar a demonstrar a viabilidade ou não de produzir um produto ou realizar uma prestação de serviço para determinada atividade, afinal os custos e despesas impactam diretamente nos lucros ou prejuízo da empresa e se não possuir um controle a probabilidade de estar no prejuízo é grande.

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